ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 27/06/2017

 

O que é ComprasNet

 

                O COMPRASNET - Portal de Compras do Governo Federal, é um site web, instituído pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP, para disponibilizar, à sociedade, informações referentes às licitações e contratações promovidas pelo Governo Federal, bem como permitir a realização de processos eletrônicos de aquisição. No endereço www.comprasnet.gov.br, o COMPRASNET oferece informações e serviços para a sociedade, para o governo e para os fornecedores. Esse manual destina-se a apresentar os serviços oferecidos pelo Portal e orientar os usuários para acessar os serviços desejados. Para a sociedade o COMPRASNET o acesso é livre e os interessados podem visualizar os avisos de licitação, as contratações realizadas, a execução de processos de aquisição pela modalidade de pregão e outras informações relativas a contratações realizadas pela Administração Federal. Ainda nessa área, o COMPRASNET disponibiliza a legislação que regula o processo de serviços gerais e de contratação, publicações relativas ao assunto e manuais relativos aos serviços oferecidos pelo Portal. Para os fornecedores, além das informações relativas às licitações e contratações, o Portal disponibiliza, em tempo real, um conjunto de facilidades que os auxiliam a efetuar e manter atualizado o seu registro cadastral; que permitem o acesso a avisos e editais de licitação, que possibilitam a participação em processos eletrônicos de contratação, bem como a outros serviços e informações, que tornam mais simples e desburocratizada a participação em processos licitatórios promovidos pelo Governo Federal. Para garantir segurança na troca de informações, a maior parte das consultas e serviços destinados aos fornecedores está disponível na ÁREA SEGURA e requerem o fornecimento de LOGIN e SENHA. Da mesma forma, para os órgãos e entidades da administração federal, o COMPRASNET disponibiliza uma série de facilidades voltadas para o controle e execução dos processos de contratação. Essas facilidades também estão disponíveis na ÁREA SEGURA e requerem o fornecimento de LOGIN e SENHA.

Fonte: http://www.fampesc.org.br  (22/06/2017)

                O Pregão eletrônico tem como objetivo, basicamente, aumentar a quantidade de participantes e baratear o processo licitatório, uma vez que este depende de tempo e recursos do orçamento público. Permite, ainda, a ampliação da disputa, com a participação de maior número de empresas, de diversos estados, uma vez que é dispensável a presença dos licitantes no local.

                Considera-se, ainda, o Pregão eletrônico como uma modalidade mais ágil e transparente, possibilitando uma negociação eficaz entre os licitantes, permitindo, ainda, que a simplificação das etapas burocráticas que tornavam vagarosa a contratação tornando o processo final mais eficiente e menos custoso para a Administração Pública.

Fonte: https://www.jusbrasil.com.br (22/06/2017)

                    Diante do exposto esta Administração primando da clareza e transparência nos processos licitatórios, disponibiliza acesso direto ao COMPRASNET, para acompanhamento do cidadão enquanto estiver acontecendo o pregão online, para isso segue abaixo figura ilustrativa:

LINK PARA ACESSO AO PREGÃO ELETRÔNICO: